Para que serve o seu Longboard?

Comentários (25) Entenda seu Longboard, Todos

Em busca de informações relevantes para quem passa pelo blog, aqui vai uma aula completa sobre decks de longboard. A conversa foca em formatos e para o que foram desenvolvidos. Tenho certeza que vai ajudar muitos de vocês a escolher seu primeiro ou novo deck.
Os decks nos proporcionam inúmeras possibilidades de estilo e forma, podendo confundir qualquer um na hora da escolha. A forma de pensar “é só um pedaço de madeira, tanto faz” não pode ser encarada como verdade. Então para tentar acabar de uma vez com duvidas e o folclore em torno desta questão segue este guia básico que disserta sobre categorias e para o que foram construídos.
Isso não quer dizer que o que está sendo mostrado aqui serve apenas para o objetivo principal ao qual foi criado, você pode basicamente andar com qualquer skate em qualquer lugar, porem sofrerá limitações, o que poderá causar dificuldades para realizar as manobras que deseja e consequentemente perceber que fez a compra errada. Acompanhem abaixo as imagens ilustrativas dos formatos dos decks e suas características, lembrando que de marca para marca alguns detalhes podem mudar.
FREERIDING: um termo usado para descrever qualquer estilo de skate dowhill incluindo drifting, sliding, carve e manobras agressivas. É uma shape simétrico com base de truck drop-through normal ou invertido. O set up de rodas pode ser modificado de acordo com seu gosto podendo variar de 70 á 76mm com dureza de 78A – 89A. Com a evolução da modalidade muitas marcas e atletas estão usando shapes direcionais, como o modelo abaixo com kick tail.

 

 

SPEEDBOARDING: para atingir a maior velocidade possível. Os Standard downhill ou “DH” são rigidos e com concave moderado para dar estabilidade, e sem kicktail e vão de 36″ a 46″. Pode-se usar trucks invertidos drop-through ou top-mount com rodas de 70-100mm e com dureza de 78A-89A. Procure pelos modelos que evitam que a roda encoste no shape (wheelbite) e se prepare para encontrar os mais variados tipos materiais em sua construção.

 

SLALOM: desviar de cones no flat com o espaço entre cones menor, ou em ladeira com espaço entre cones maior. O tamanho do deck está ligado ao estilo que se pratica. que vai de 30″ a 36″ com concave simétrico, kicktail não funcional ou apoio para o pé de trás e toe-stops (para travar o pé na base) na frente. Oa trucks são específicos para slalom e rodas variam de 65-77mm com dureza de 77A-85A.

 

CRUISIN: andar de um lugar para outro da maneira mais confortável possível. Qualquer deck serve para o cruisin e este termo é dito pelos skaters para descrever skates que usam rodas macias. Os decks para Cruisin tendem a ser de tamanho médio para grande e com a lateral larga para proporcionar varias posições para os pés. Os trucks e rodas variam de acordo com a preferência, devendo as rodas serem de dureza média para macia.

 

 

CARVING: descer uma ladeira “cavando” de uma lado para outro em curvas agressivas e rápidas, bem parecido com o surfe. Trucks invertidos e rodas com dureza de 75A-85A devem possibilitar a máxima curvatura combinando com uma boa aderência, o tamanho típico ultrapassa 36″. Os decks flexíveis se tornaram populares mas não são uma obrigação.

 

 

LONG DISTANCE: um estilo que vem crescendo e que se divide em duas modalidades: Long Distance Skating onde o foco e remar longas distâncias e Long Distance Pumping onde a intenção é gerar deslocamento utilizando a técnica do pumping. Os LDS possuem o deck bem rebaixado e os LDP tem o shape parecido com o slalom porém são maiores. As rodas variam de 70mm-76mm e a dureza das rodas vão de 77A-84A dependendo do estilo escolhido pelo skater.
BOARDWALKING: também chamado de “dancing”, este shape de freestyle tem foco na abilidade do skater para fazer e criar manobras e truques sobre o deck. São tipicamente construidos entre 40″ e até 60″ podendo ter concave e ou kick tail ou nose tail. As rodas e trucks são escolhidos para dar ao skater agilidade e controle, pode ter “wheelbite”. As rodas variam de 70mm-76mm e 77A-84A de dureza, o truck pode ser do jeito que o skater preferir, convencional ou invertido.

 

TECHNICAL SLIDING: tem o formato semelhante ao skate street ou skatinho porém maior, vai de 34″ a 38″, seus truques incluem rotações, com ajuda de luvas, joelheiras e pequenos pulos. Podem usar trucks convencionais com rodas pequenas, porém vem se tornando popular o uso de rodas mais macias com 70mm (como no “freeriding”).
Grande Abraço e qualquer duvidas a cerca deste post escreva pra gente.
Alex.

 

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrEmail this to someone

25 respostas para Para que serve o seu Longboard?

  1. nathan disse:

    tenho um cruiser fish mas n é aquele pequeno é d tamanho médio, e minha dúvida é para q ele foi feito?

  2. Richard disse:

    Bom dia comprei um longboard Curve so percebi depois que era um long de Downhill eu estou aprendendo ainda o maximo que faço sao umas rasgadas esse modelo de long serve pra o basico andar tentar algumas manobras basicas agradeço desde ja

    http://static.monstersports.com.br/produtos/100/longboard-wood-light-curve-tribal-22063.jpg
    http://static.monstersports.com.br/produtos/100/longboard-wood-light-curve-tribal-22060.jpg
    http://static.monstersports.com.br/produtos/100/longboard-wood-light-curve-tribal-22059.jpg

    Agradeço desde ja!
    Obrigado

  3. Thiago Afonso disse:

    Parabéns pela postagem, meu amigo.
    A minha dúvida é a seguinte: Uso long para me deslocar, para distâncias e enfim.. ando de Speed mas to pensando em trocar. A duvida é, para distancias maiores, é melhor o Cruinsin ou o Long Distance Skating? Queria entender a diferença básica dos dois estilos.

    Muito obrigado desde já!

  4. Rodrigo Costa disse:

    Parabéns pelo post!!!

    ficou muito legal e explicativo!!!

    mas ainda to na maior duvida, quero montar um, mas sou magrelão e alto, e queria comprar o shape certo pra alguem assim, que quer usar o Long pra passeios e umas ladeiras leves!!

    tem como dar uma ajuda ae!

    Vlw

  5. Anônimo disse:

    eu queria comprar um skate pra mim mas estou eu duvida entre o longboard eo mini longboard qual a diferenca entre os dois?? apenas o tamanho??

  6. Chris_br disse:

    ei eu estou começando neste esporte e tem um longboard com a ponta de tras dividida em 2 ´V´ pd me dizer qual é::: vlw

  7. Anônimo disse:

    obrigada pela dica! otimo post.

  8. Flavio disse:

    Para o deck freeriding qual o tamanho de truck e roda mais indicado?

  9. Anônimo disse:

    Post bem legal! Esclarecedor. Muito bom!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Vi em um outro post que os longboards são todos acima de 40" e que abaixo disso são semi-longboards, isso confere? Abs

  10. Parabéns pelo trabalho, bem esclarecedor para os iniciantes e até mesmo para quem já anda mas não tinha tais informações.

  11. Liloo disse:

    Opa Post Maravilhoso, Tenho un Nacional Parecido com o tan Tien, E tipo ja estou bem nos Freeride mais estou querendo fazer dancing Tbm, esse Shape de dancing serve para Freeride Tbm??

  12. Anônimo disse:

    Galera é o seguinte. Sou amador e estou com muita vontade de comprar um long! Porém não sei qual é o melhor formato de shape…sei q não posso escolher simplesmente pela estética.

    Qual é o melhor formato de shape para simplesmente dar um role!

    Gostaria também de saber qual é o melhor custo beneficio!

    eu particularmente gostei desse! http://www.kanui.com.br/Skate-Globe-Prowler-Cruiser-40-6816.html

    Abraços

    Janylson Araújo

  13. Edgard disse:

    Queria saber a diferença de truck invertido para truck normal…
    Qual a diferença que faz?? Eu assistir os videos da Original LongBoards e fiquei com muita vontade de comprar, mas os trucks não são invertidos e eu ouvi falar que truck invertido é mais estavel, e o que eu quero é fazer downhill…
    Também ouvi comentários de que os longs da originals são bons para carving, mas para downhill não são bons…
    Por favor, preciso de uma opinião urgente, pois irei fazer o peido agora em março.
    Obrigado!

  14. Giovanna disse:

    caraca, o post ficou perfeito, esclareceu minhas duvidas.
    bom, no meu caso, eu nao ando de long, mas me apaixonei pelo estilo há algum tempo, e quero muito comprar um
    o problema, é que eu estou muito indecisa sobre qual o comprar.
    Eu quero um, pra dar uns rolês na rua mesmo, moro em itu, tem como andar sussa e pá, mas tb tem o caso de ter uns buracos e pá, sou mt novata no negócio, tenho medo do carinha da loja me enrrolar, entao quero chegar lá mais ou menos sabendo o que ver. Eu quero fazer drifting e "pular algumas coisas", pensei naquele que tem só o tail e é reto na frente, mas nao sei, ae me interessei pelo ultimo que você citou no post.nao queria ter que "segurar a prancha pra subir na calçada" por exemplo sabe? o que você recomenda? E de que marcas? Truck, shape, rolamentos e pá, o que tanto eu vou precisar?
    -e nao querendo abusar da sua boa vontade, mas ja abusando.. o que é exatamente "kicktail" ?
    Desde já valeu, e parabens pelo post, perfeito.

    Giovanna – giovannafelix9@hotmail.com

  15. Anônimo disse:

    Muiiitoo bom! Andei de street por 6 anos e aposentei o carrinho. Agora só dou um rolê forfun.
    Tô afim de comprar meu primeiro long e tô na dúvida!
    A primeiro momento gostei muito do cruiser, mas tb ví o carving. Qual o melhor para andar pela cidade, e tb descer umas laderas dando akelas rasgadas e surfando de um lado para o outro? Andei só no cruiser da GLobe até hj!
    Quando andei, curti ele pq não é muito maior que um shape normal e me deu segurança nas manobras, mas tenho medo de comprar e se arrepender, me da uma luz aí! =)
    Há, e minha cidade tb tem MUITO buraco,não é nada "skatável" aki,tirando as laderas!

    Obrigado desde já!

    Lucas @lucaslater

  16. Do caralho! vcs sao foda! valew msm vou seguir as dicas com ceteza! valew msm galera!

    Go longboard!!!

  17. Com tail eu te indicaria dois modelos da Loaded que conheço bem, Tan Tien ou Bhangra.
    Dai vai depender do tamanho de deck da sua preferência.
    http://www.loadedboards.com/boards/tanTien.html
    http://www.loadedboards.com/boards/bhangra.html
    Aqui no Brasil o lugar mais barato pra vc comprar um destes é no Rio, Galeria River, Dudu Sk8 Tel: 21 2513 2555, ele não tem site, pra comprar só por tel ou indo lá. Liga pro Dudu que ele é gente fina. Já comprei com ele e muitos amigos tbm.
    Caso queira conversar mais ou tirar mais duvidas escreva para o nosso e-mail euamolongboard@gmail.com

    Abração. Espero ter lhe ajudado

  18. Poh cara bom msm o post! nao achava informação em lugar nenhum sobre! Alias queria pedir uma ajuda para escolher meu primeiro Long… ando de skate street a 11 anos… mas ja nao tenho tanto pique para o street… to afim so de curtir um skate como se fosse uma onda de surf… moro em SP e a ideia é comprar um long para remadas longas e bem flexivel para fazer curvas… acho q devido ao skate de street sinto a necessidade do um tail… qual seria o melhor "composiçao" pra mim? se puder ajudar agradeço!
    Valew!

  19. Oi Particia, que bom que gostou e que te ajudamos com essas dúvidas. O Tan Tien se enquadra no Freeriding, pelo fato de ser simétrico assim como o Dervish. Drift é a técnica de fazer curvas onde as rodas trazeiras deslizam e as rodas dianteiras se posicionam sempre em uma direção oposta a curva (se o long vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o long literalmente andar de lado.

    Obrigado,
    Alex.

  20. Patricia disse:

    Ótimo post, respondeu aquelas perguntinhas que ficam na cabeça da gente mas, ou não se tem a quem perguntar ou se tem vergonha de pagar mico na session, rsrsrs e a propósito, em que catergoria meu tan tien velho de guerra se enquadra, e não abusando, o que esse raio de "drift" ???
    Um ótimo domingo e "go longboard"

  21. Delbue disse:

    Um poster de excelente qualidade

  22. Alan Randow disse:

    Verdadeira mini aula de longboard!!Valeu aí,abraço!…

  23. evtaps disse:

    Esse post e digno do "Eu amo longboard" Muito bom parabéns, otima iniciativa!

  24. Obrigado Flávio, aparentemente parece um post fácil de fazer, mas deu um trabalho…A recompensa é saber se realmente vão gostar e se vai ajudar alguém por ai.
    Abração,
    Alex.

  25. Flávio disse:

    Ótimo post!
    Bem esclarecedor para os que estão começando.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>