Truck – Regulagem e Amortecedores

Comentários (30) Entenda seu Longboard, Todos

Existem varias marcas no mercado entre nacionais e importadas, a escolha do material que se compra passa invariavelmente por duas vertentes, pela grana que se pode desembolsar, ou pelo tempo que se anda, se está começando ou não. Portanto a intenção deste post inclina-se para falar da regulagem do truck e posteriormente falaremos das partes técnicas que vão exigir um pouco mais de estudo e pesquisa.

Normalmente quando se começa a andar de longboard nos falta equilíbrio, portanto andar com o truck mais justo, apertado, ajuda a desenvolver o equilíbrio gradativamente, evitando quedas neste começo que podem causar além de machucados, desanimo e desistência. Depois de vários roles, a quantidade vai depender de cada um, comece a soltar o truck e vá testando seu equilíbrio. Você ira perceber a mudança no comportamento do long imediatamente, assim também como a diferença da sua “andada” e de sua base.

Nota-se que o truck mais solto vai te dar menos estabilidade, porém mais agressividade no role. As curvas serão mais rápidas, mais fechadas, as cavadas saem mais fáceis assim como os slides (rasgadas) também sairão. Importante saber que em altas velocidades, como para descer ladeiras de grande inclinação (downhill) o truck tem que estar mais firme para ter mais estabilidade, pois a tendência em altas velocidades é o truck tremer ou como muitos falam “chimbar”, e esse movimento acaba te jogando para o chão. No mercado encontramos trucks de precisão que são mais caros e indicados para alta performance, isto é velocidade mesmo. Os trucks standards, como Paris, Bear, Caliber, Sabre e etc giram em torno do mesmo preço e tem qualidade semelhante, são indicados para várias modalidades desde downhill até carving, freestyle e dancing.

Vamos ao resumo:

Truques moles: menos estabilidade, mais agressividade, curvas mais fechadas, mais estilo. Ideal para andar no plano. Indicado para cruising, dancing, freestyle.Truques duros: mais estabilidade, curvas menos fechadas, melhor para altas velocidades. Indicado para ledeiras, ou seja downhill, nas modalidades freeride, slide e speed.

Uma boa dica também é a compra de um kit de amortecedores/bushings como Venom, Rip Tide, Blood Orange (imagem abaixo) que variam a dureza de acordo com a cor escolhida. Um bom amortecedor melhora muito o desempenho do truck.

Acho que é isso, caso tenham alguma dúvida, perguntem pra gente.

 

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30 respostas para Truck – Regulagem e Amortecedores

  1. Vinicius disse:

    Irmão.. Comprei um long da marca Koston, e to tendo dificuldade pra deslizar na ladeira, parece que a roda dele não é boa para slide. Como faço pra saber qual tipo de modalidade é melhor pro meu longboard? Valeu, abraço!

  2. Rafa disse:

    Oi amantes do Longboard , eu tenho um truck Bear Grizzly 852 , isso implica em alguma diferença na hora de trocar chupetas e amortecedores ou todos tem um tamanho padrão (15mm x 24mm) meu stilo é dancing… Valeu já curti a Pagina no Facebook!

  3. Mateus disse:

    Cara preciso muito de ajuda, eu fui desmontar o meu longboard para lavar, depois que eu montei ele vira ao contrário do que eu piso, se eu piso para ele ir à direita ele vira para esquerda, já tentei inverter os amortecedores, montei e desmontei rodas, mas nada adianta… já tentei até fazer o rodizio de pad´s ( mancai para ele ficar mais alto ), nada adianta. O caso é trocar logo de long?

    Por favor me ajudem
    Grato

    • jonathan disse:

      Fala Mateus, BLZ cara? Vc provalvelmente inverteu a posição do truck. não sabendo qual o modelo ou marca do seu long e trucks, aconcelho vc a procurar online a foto do seu long e comparar pra ver se os trucks estao posicionados da mesma forma. Espero ter ajudado com a dica. Grande Abraço.

  4. cleber cand disse:

    Estou com uma duvida , comprei um long faz uma semana , fui descer uma ladeirinha ele fica vibrando muito , sera que é rodinha ou amortecedor .

    • Alexandre Guerra disse:

      Oi Cleber,
      Quando vc diz vibrando é um barulho ou ele fica chimbando? Tremendo de um lado para outro como que jogando vc para fora do skate?

      • clebercand disse:

        justamente ele fica tremendo muito , quando colocado em , velocidade ladeira é um truck de 18mm da creme ,mas não ta legal .

        • Alexandre Guerra disse:

          Se o skate chimba é hora de regular os amortecedores, eles podem estar soltos demais ou velhos.
          Certifique-se de não apertá-los demasiadamente a ponto de ficarem esmagados, pois assim não trabalharão como devido.
          Para roles de freeride com maior velocidade o ideal é o uso de amortecedores cone/cone para lhe dar mais estabilidade.

          Qualquer dúvida só falar.
          Grande Abraço,
          Alexandre Guerra.

          • roberto disse:

            Alexandre vc ta louco ? CONE CONE = ESTABILIDADE?
            Cara acho que voce errou o nome do modelo.
            Cleber,o skate pode estar chimbando por varios fatores, pode ser o aperto no king pin esta muito solto, tenta apertar mais, os bushings tambem darão diferença com durezas diferentes, mas acredito que não a ponto de chimbar, voce disse que é um truck creme, cara não é um truck de precisão pra alta velocidade, não te recomendaria tentar andar com ele a cima de 50 km/h.
            Mas tenta apertar mais ele, aperta bem, e vc vai soltando na medida que voce achar que ta legal. e tenta trocar os bushings também, e o modelo se chama BARRIL, e não CONE, como o amigo disse. BARRIL são os tipos mais estaveis, e o CONE o contrario. abraço

  5. Anônimo disse:

    Eai galera..muito bom o blog, parabéns para os criadores. To em desenvolvimento no longbording, começando a dar umas rasgadas mas eu comprei um long montado nacional e a prancha é plana, arredondada atras e com bico na frente…gostaria de saber se é adequado para freeride e tbm qual a prancha mais adequada ? Valeu galera..e vamoo que vamo !!!

  6. Raffa disse:

    Amigo, para que serve o "Truck invertido"?

  7. Romildo disse:

    boa tarde, sou novo aqui no blog e comprei um long da blacksheep pra começar, meu estilo é o freeride, minha prancha é bem grande(1,20m), mas estou com problemas com meu truck brutus. Quando comprei meu skate o truck estava bem apertado fazendo com que ele quando empurrado fizesse curva pra direita sozinho, daí fui lá e o afrouxei e ele parou de fazer tal coisa. Como eu não estava tendo problemas quanto ao equilibrio deixei do jeito que estava mas quase tombei enquanto estava andando e do nada o truck se soltou. Quando botei ele de cabeça pra baixo na mesa pra apertar o truck novamente, percebi que no truck traseiro a roda da direita estava mais baixa que a da esquerda e no da frente estava acontecendo o mesmo só que com a esquerda mais baixa. Agora meu long continua a fazer mais curva para direita só que só que quando não estou em cima dele a roda direita dianteira as vezes não encosta no chão. Bom pessoal, preciso mto da ajuda de vcs, quem puder me ajudar, ficarei mto grato.
    abraços a tds,
    Marlon Percegoni

    • Lucas disse:

      Parceiro o meu é um Blacksheep também e da os mesmos paus q o seu tentei fazer de tudo pra arrumar mais sem chance …. To partindo pra outro

    • Leandro Utida disse:

      Amigos, não sou Expert em trucks porem, quando isso acontecia no meu skate era pq os amortecedores estavam gastos. O que acontece é mais ou menos assim, nós nunca pisamos no centro do skate, cada um pende mais pra forçar um lado, geralmente tbm viramos com mais facilidade para um lado, assim, sempre forçamos mais o amortecedor para um lado. Depois de um tempo ele acaba se deformando e isso faz com que ele fique torto. Acho que não precise trocar o truck e sim por um bom amortecedor que seja de acordo com seu estilo por exemplo, para down hill um amortecedor mais duro que vibre menos e para free style um mais mole para virar mais. Espero ter ajudado e não sei se é só isso, no meu caso sempre troquei os amortecedores e funcionava bem. Abraços

  8. @alisson_wk disse:

    Qual a diferença do amortecedor duro, médio e moles? Faço downhill e queria saber qual o melhor amortecedor para isso. Obrigado

    • Vitor disse:

      eae amigo, pelo que sei, os amortecedores mais moles são pra fazer dancing e slide com mais facilidade, ja os mais duros são pra descer em alta velocidade, sem fazer curvas e mandando alguns slides só pra desacelerar

  9. qual o melhor rolamento q eu possa dar rasgadas e nao me preocupar em quebrá-lo?

  10. mauri disse:

    Qual amortecedor é melhor pra speed ?

  11. Anônimo disse:

    é melhor amortecedores mais duros ou mais moles para slide ??? mt bom o texto

  12. Anônimo disse:

    cara comprei o da Original 250 mm animal.. o melhor sem duvida.

  13. Barks disse:

    Olá, estou a muito tempo pesquisando na net sobre trucks para long. Cheguei no randal r11 180mm. Gostaria de saber se é uma boa escolha. O que se trata os tais angulos 50° 42º? Todos são invertidos? porque é mellhor invertido?
    obrigado

  14. yohan disse:

    Ola! Estou comecando a AMAR longboards e pretendo comprar o meu! Andei pesquisando muito e esse post foi o mais esclarecedor para as minhas duvidas de opcoes… Pretendo comprar um long voltado mais para o freeride e queria saber se e possivel comprar o truck da 'Randal' ou 'Paris' e os amortecedores da 'Bones' aqui no Brasil! E que marca de shapes voce recomendaria??
    Lindo blog! Abracos.

  15. rian disse:

    pra dar rasgada eh melhor truck mais solto ou firme????

  16. DanXD disse:

    Olá Alex,estou começando a andar de long e não sei ao certo qual modelo ou marca escolher.4 marcas me chaman muito a atenção:Rayne,Loaded,Original e Bossa Boards.Eu pretendo comprar um modelo para carves,freeride e slide.Eu queria que vc me indicasse um modelo de cada marca para poder me ajudar a escolher um bom long para começar a andar.
    Obrigado por sua atenção,espero sua resposta,
    Dan

  17. Oi Marcell, muito bom ouvir estas palavras, só incentivam a gente a continuar. Eu sou bem suspeito para falar do dervish, pois é o long que escolhi pra mim. O Dervish é ideal para o freeride disso vc pode ter certeza. A loaded é uma marca que prima por tecnologia e qualidade, tbm lançou recentemente um novo modelo o "tan tien" que tbm é uma boa opção, fizemos posts falando sobre. De uma olhada em duas marcas sector9 e original, que tem modelos parecidos com o Dervish e tbm são boas marcas. Lembrando que tudo é importante não só o deck mais tbm rodas, rolamentos e trucks. Não se precipite e pesquise bastante antes de comprar pra não se arrepender.
    Entre nesta loja: http://www.thelongboardstore.com que é um bom lugar de pesquisa.Caso queira mande um email para mim, alexandreguerra@gmail.com ou msn: alexvedder@hotmail.com que vamos conversando, será um prazer poder lhe ajudar.
    Grande abraço
    Alexandre Guerra.

  18. Marcell disse:

    E aí blz? Seu blog tem me animado muito a comprar um long pra mim. Eu moro em Hamburg e já estive em algumas lojas pesquisando preços. Ontem subi em um Dervish Loaded e que sensação maravilhosa, me lembrou muito o surf e o snowboard (que estou começando agora tb). O cara da loja queria me vender um desse completo por 289 euros. O problema é que andei pesquisando na net mas ainda não tenho muita idéia do que é de verdade o mais importante. Eu quero o skate mais pra andar na cidade acho q a categoria seria o freeride…ahahaha (devagar vou aprendendo). Então, alguma dica q poderia me ajudar? De qualquer maneira parabéns pelo blog, muito inspirador. Fike na paz!

  19. TYTO NEVES disse:

    Muito bom o post Alex.
    Vou replicar.
    Abraços

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